Carregando...

Visão

Devolver à Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe o seu estatuto de zona de elevada biodiversidade, conforme estipulado pela regulamentação da Rede Natura 2000 e pela legislação portuguesa que regula as áreas protegidas.

Objetivo de longo prazo

Desenvolver um Plano de Gestão Integrada, através da participação das várias partes interessadas no processo, de modo a garantir um desenvolvimento sustentável e a aplicar os princípios e as práticas de administração do território que alcancem a almejada restauração (ver: Princípios e Práticas).

Objetivos gerais

1. Definir e implementar “práticas de boa gestão”, nomeadamente em relação à silvicultura, de modo a assegurar a preservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas;
2. Definir uma “infraestrutura verde”, segundo a qual o território do Projeto TerraSeixe fique integrado numa rede mais vasta de corredores ecológicos, entendendo-se a paisagem numa perspetiva multifuncional;
3. Criar um refúgio climático que se torne uma zona experimental e exemplificativa de adaptação às e de redução das alterações climáticas.  Até ao fim da última glaciação da Europa há 13.000 anos, a bacia do Seixe era um refúgio contra o frio.  Agora poderá servir como um refúgio temporário contra o calor.

4. Criar um Centro Ambiental de âmbito internacional, com o objetivo de apoiar a educação ambiental, o ecoturismo, a investigação e o turismo científico, tendo em conta o desenvolvimento local e rural sustentável.

Folhas do Carvalho de Monchique